Profissional que trabalha com reprodução musical em festas

DJ

O que é ser um DJ?

O DJ, abreviação de Disc Jockey, é o profissional que trabalha com o conteúdo musical de algum evento, festa, baile, clube, boate ou danceteria. O DJ trabalha com a seleção e a reprodução de diferentes composições previamente gravadas, visando agradar o público participante do evento. O DJ pode trabalhar com diversos tipos de composição e de modo de reprodução, podem tocar com vinis, CDs, laptops, softwares, etc. O DJ também pode produzir uma composição musical eletrônica e reproduzí-las em suas apresentações.

Quais as características desejáveis para ser um DJ?

Para ser um DJ é necessário que o profissional goste de música e que se interesse por diversos estilos musicais. Outras características interessantes são:
  • criatividade
  • responsabilidade
  • gosto artístico
  • facilidade de lidar com o público
  • carisma
  • autoconfiança
  • dinamismo
  • pró-atividade

Qual a formação necessária para ser um DJ?

Por ser uma profissão ligada às artes e à música, para ser um DJ não há uma formação exigida, porém há cursos que podem ser feitos, onde o profissional aprende a mexer com a aparelhagem de som, com os softwares e aprende a criar composições e arranjos musicais. Existem muitos conceitos teóricos que são muito importantes para o profissional, como, por exemplo, o de música computacional, que é a música produzida com o auxílio de computadores, e que tem por base a teoria musical e a matemática. Portanto, é muito importante que o profissional domine conceitos teóricos, porém, a percepção artística e o dom da música são os que mais contam na hora da apresentação, pois o profissional deve ter a sensibilidade aguçada para saber a velocidade da música, o tom, a capacidade e compatibilidade de mixagens, etc. Para se lançar profissionalmente, o DJ deve se apresentar em casas noturnas, clubes, festas rave, boates, eventos, festas fechadas ou abertas ao público para se tornar conhecido no meio noturno. Então, quando já tiver renome no meio, pode anunciar suas apresentações e até abrir sua própria casa noturna ou produtora musical.

Principais atividades

  • realizar manutenção na sua aparelhagem de som
  • organizar seus vinis, CDs, laptops e softwares
  • transportar a montar seus aparelhos até o local da apresentação
  • trabalhar o repertório de acordo com o público-alvo
  • se apresentar em festas e eventos
  • em alguns casos, participar da organização de festas e eventos, cuidando de toda a parte de som e coordenando o repertório
  • pode também criar suas próprias músicas, com a aparelhagem adequada, como sintetizadores, gravadores digitais, computadores e softwares de composição

Áreas de atuação e especialidades

O DJ pode se apresentar em festas, eventos, festas rave, clubes, casas noturnas, bailes, boates, danceterias, ou seja, em qualquer ocasião onde se faça necessária a reprodução de músicas. O DJ é parte fundamental em uma festa, podendo ser o responsável por toda a parte artística e musical do evento, pode organizar performances com os dançarinos e grupos teatrais, realizar apresentações inusitadas e inovar no repertório sempre que achar necessário.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o DJ é grande, por se tratar de uma ocupação ligada ao lazer, o profissional encontra grande campo para atuação. A divulgação do nome do DJ fica por conta das casas noturnas em que ele toca, e também dos convidados, que, se aprovarem a performance do profissional o indicam para amigos. O DJ, depois que ganha certo prestígio, pode ampliar seu campo de atuação, pode abrir uma casa noturna, pode trabalhar junto com outros DJs, organizar festas e até abrir uma produtora musical.

Curiosidades

O termo disc jockey foi utilizado, primeiramente para descrever anunciantes de rádio que introduziam, na propaganda, discos de gramafone. O nome foi abreviado, e passou a apontar para os profissionais que trabalhavam com a reprodução de músicas em festas e bailes. A primeira vez que uma música foi produzida com o auxílio do computador foi na Alemanha, com Geoff Hill. Posteriormente, na década de 50, Lejaren Hiller, utilizou um computador para executar uma música que, antes era tocada por músicos profissionais. Até a década de 90, os DJs utilizavam somente discos de vinil em suas apresentações, pois, apesar de já existirem os CDs, não haviam aparelhos especiais para os DJs que reproduzissem os CDs e permitissem que os profissionais executassem as técnicas próprias, como as de mixagem. Após a popularização dos CDs, as fabricantes de aparelhos eletrônicos desenvolveram aparelhos com recursos novos que desenvolveram muito o trabalho do profissional da música. Daí pra frente, muita coisa mudou, muitas novas tecnologias foram introduzidas no meio, o uso de laptops e softwares também facilitou muito o trabalho desses profissionais.

Acesse http://djivanmendez.wix.com/home para contratar esse profissional

Comentários

Postagens mais visitadas